domingo, 23 de outubro de 2011

“DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS!”

Eu, sou João Eurides Lourenço, tenho 19 anos e sou Postulante Palotino. Quero partilhar um pouco de minha experiência no caminho do discernimento vocacional e, quem sabe, motivar algum jovem a fazer o mesmo.
            Primeiramente, digo que meu desejo de entrar no Seminário teve uma grande influência da vida religiosa de meus pais. Por meio dos costumes da minha família fui identificando-me com as coisas da religião. A prática de oração da minha mãe, de meu pai e a devoção que cultivavam em casa, ensinaram-me a ir em busca de uma relação sincera com Deus. A participação na comunidade no interior de Iporã/PR, fez-me perceber a importância do trabalho pastoral e a necessidade da evangelização junto às famílias. Minha mãe ajudava na coordenação da comunidade e na catequese, isso me impulsionava a querer mais as coisas de Deus, e a buscar uma forma de servir a comunidade. Na época, Pe. Danilo Rossato foi um grande incentivador para que eu servisse a comunidade, para fazer um discernimento vocacional no Seminário. Os promotores vocacionais, Padres João Bergamasco e Sergio Coldebella, visitaram-me e acompanharam-me para que eu ingressasse na comunidade dos Padres e Irmãos Palotinos.
            Afirmo que sinto-me feliz como postulante Palotino, por pertencer a uma comunidade e sentir-me responsável por ela. Nela faço meu discernimento vocacional por meio da espiritualidade, do acompanhamento pessoal dos formadores, dos estudos, da vida comunitária e do contato com o carisma Palotino. Em minha comunidade de origem, como postulante, sinto-me valorizado por ser vocacionado, mas também, responsável em refletir minha experiência de discernimento no Seminário.
Finalmente, confesso que me alegro por ter escolhido esta opção e quero perseverar neste caminho. Aos jovens que pensam em entrar no Seminário, digo que, é uma experiência válida, para quem quer descobrir a vocação à Vida Consagrada Religiosa e levar com seriedade e compromisso a opção a ser feita. Vale muito a pena!


João Eurides Lourenço
Postulante Palotino
Cascavel/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário